terça-feira, 28 de julho de 2009

CONHECENDO A DEUS E SUA VONTADE - Pr. Daniel Rosa Dutra

Texto: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" - Os 6.3a
INTRODUÇÃO:
O homem atual vive em busca do conhecimento. Sem conhecimento, que também pode ser entendido como ciência, as oportunidades do homem ficam limitadas. Crescem os números de faculdades, de cursos técnicos, com oportunidade para cursos à distância a fim de atender a esta exigência da pós-modernidade. Porém, ainda hoje o homem não atentou para o mais sublime de todos os conhecimentos que é o conhecimento de Deus e de Sua Vontade.
O conhecimento científico tem o seu sublime valor e deve ser tratado como tal. Porém, desde que se distanciou de Deus, o homem tem necessidade de conhecê-lo. Mas como conhecer a Deus e Sua Vontade? Nenhuma forma de pesquisa arqueológica, histórica ou de qualquer outra especificidade do conhecimento humano nos fará conhecer a Deus e a Sua Vontade. Ainda que os céus manifestem a Sua glória e o firmamento a Obra das Suas mãos(Sl 19.1), o príncipe deste século cegou o entendimento dos incrédulos( II Co 4.4). Somente através dos meios pelos quais Ele escolheu para revelar-se ao homem: SUA PALAVRA, SEU FILHO.
Há os que querem conhecer a Deus de modo especulativo.Há os que querem conhecer a Deus de modo científico. Porém Deus só se revela para aqueles que nEle crêem e que estejam dispostos a fazer a Sua Vontade. Assim, além desses dois meios – a Palavra e Cristo – também conhecemos a Deus quando vivemos em COMUNHÃO COM ELE.

CONHECENDO A DEUS ATRAVÉS DE SUA PALAVRA
A Palavra de Deus revela o caráter de Deus: ELE É SANTO (Is 6.3), É MISERICORDIOSO (Sl 103.8,17, É AMOR( I Jo 4.7,8)
A Palavra de Deus revela os atributos de Deus: ELE É ONIPOTENTE(Is 43.13), ONISCIENTE( Mt 10.30), ONIPRESENTE( Sl 103.7-10)
A Palavra de Deus revela os nomes de Deus ELOHIM (Gn 1.1). JEOVÁ(Ex 3.14,15; 6.3)
A Palavra de Deus revela o Deus Trino – I Jo 5.7
A Palavra de Deus revela o plano de Deus: salvar o homem: Is 45.22; Lc 19.10

CONHECENDO A DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO
Paulo, escrevendo aos Colossenses, disse que em Cristo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.2,3). Para que o homem conhecesse a Deus, ele enviou seu Filho em forma de homem (Fp 2.8), porém sem perder Sua Divindade, pois "nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" - Cl 2.9. Assim, conhecer a Cristo é conhecer a Deus.
Cristo é Emanoel, que é Deus conosco - Mt 1.23
Cristo é a expressa imagem da pessoa de Deus – Hb 1.3
Cristo disse, quem vê a mim vê o Pai – Jo 14.9
Cristo disse: Eu e o pai somos um – Jo 10.30
Cristo disse: Antes que Abraão fosse EU SOU – Jo 8.58

CONHECENDO A DEUS ATRAVÉS DA COMUNHÃO COM ELE
É nesse sentido que diz o Profeta Oséias: Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor (Os 6.3). O conhecimento de Deus é de caráter experimental. Precisamos ter experiência com ele para que o conheçamos. Samuel, ainda jovem, ouviu a voz do Senhor, mas não o conhecia (I Sm 3.7). Os filhos de Eli eram sacerdotes, mas não conheciam ao Senhor (I Sm 2.12). Quando Samuel entendeu a voz do Senhor e começou a conhecer o Senhor, esteja apto a cumprir a Sua Vontade.
Só assim, entenderemos a finalidade desse conhecimento: que é cumprir a Sua Vontade. Deus não se revelou ao homem apenas para atender a uma curiosidade humana. Deus se revela ainda hoje ao homem através da Palavra, de Seu Filho e das experiências individuais para que o homem possa cumprir a Sua Vontade. Como cumpriríamos a Vontade de um Deus que não conhecêssemos? Por esta razão, Ele manifestou ao homem, seu poder, sua graça e seu amor.
A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Sendo boa, nunca traz males ao homem; sendo perfeita, nela não há falhas, erros e imperfeições; sendo agradável, sempre vem trazendo alegria e satisfação.
Conheçamos, pois a Deus e cumpramos a Sua Vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário